RETROSPECTIVA 2013: MELHORES ATORES

Chegou a hora de compartilhar com os (possíveis) leitores deste blog as minhas escolhas para formar uma lista de melhores atores. Em um ano repleto de filmes marcantes, que foram muito além de embevecer as minhas retinas ávidas de beleza em suas mais variadas formas, não faltam intérpretes masculinos no páreo , dignos de figurar entre os dez mais.

Entretanto, a principal característica de qualquer lista é a injustiça, e alguns nomes acabam de fora por pura falta de espaço - para isso, existem as menções honrosas, de que vou me valer ao fim da retrospectiva "oficial". Na tentativa de minimizar as possíveis falhas, continuo me valendo do critério do lançamento dos filmes em circuito comercial, o que me impede de colocar na seleção atores de filmes como A imigrante e Nebraska, só para ficar em dois títulos que vi na edição do Festival do Rio deste ano Também tive que deixar de fora o ótimo Adrien Brody, que entregou um ótimo trabalho em O substituto, filme lançado diretamente em DVD. Feita essa ressalva, segue a minha lista, em ordem de preferência:

1. Joaquin Phoenix, por O mestre


2. Tom Hanks, por Capitão Phillips


3. Jean-Louis Trintignant, por Amor


4. Mads Mikkelsen, por A caça


5. Toni Servillo, por A grande beleza


6. Ethan Hawke, por Antes da meia-noite


7. Daniel Brühl, por Rush - No limite da emoção


8. Romain Duris, por A espuma dos dias


9. Jamie Foxx, por Django livre


10. Hugh Jackman, por Os suspeitos


Comentários

  1. Olha, que legal!
    Muitos exaltam somente os desempenhos de Julie Delpy e Emmanuelle Riva, mas Hawke e Trintignant são os apoios ideais para elas também brilharem em cena. Bela lembrança, Patrick.
    E que bom que tu não caiu na armadilha de considerar Daniel Brühl coadjuvante como tantas premiações vêm fazendo.
    Surpreso com a alta colocação de Tom Hanks (merecida, a propósito) e Phoenix está mesmo irrepreensível. Ele encabeça a minha lista também. Facilmente.

    No mais... Jamie Foxx? Sério? Nem toda lista é perfeita hahaha.

    Abs!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas